EM Profª Alice Naves Ferreira
Grupo: Aparecida Marques Soares Neto
Grayce Keller Teixeira
Lázara Regina de Morais Colombaroli
Os alunos receberam muito bem a atividade. Eles se envolveram tanto pela atividade em si (já que era um jogo), como também por ser realizada no Laboratório de Informática.
Pudemos perceber que os alunos tentaram aliar conhecimentos que tinham de informática com a atividade em si, por exemplo, quando tentaram usar “Ctrl+C” e “Ctrl+V” para copiarem informações para o Editor de textos.
O resultado da atividade foi satisfatório. Isso foi comprovado no relatório que fizeram para expressar o que tinham aprendido sobre o tema: lixo.
Esta atividade pode ser desenvolvida em turmas alfabetizadas, pois deve-se ler as informações que vão aparecendo no decorrer da trilha para prosseguir, e também pode envolver mais de uma disciplina, além de possibilitar o desdobramento de ações futuras, como a reciclagem de materiais e a cobrança dos órgãos públicos de melhores resultados em relação à coleta seletiva.
Colocamos, a seguir, dois relatórios feitos por alunos sobre a atividade desenvolvida.
- Aluno: Henrique de Pádua Sales
Hoje, dia 3 de junho, jogamos na aula de informática um jogo sobre reciclagem.
Com este jogo, aprendi coisas novas como: precisamos achar uma solução para evitar o lixo nas ruas; agir em casa e na escola para reciclar e ter um mundo sem poluição; separar as garrafas, potes, caixas, sacos e embalagens em geral (o mais certo é colocar o nome dos materiais por fora da sacola para melhorar a separação).
A coleta seletiva é separação do lixo nas latas de lixo nas cores amarela (metal), vermelha (plástico), verde (vidro) e azul (papel e papelão).
Devemos cobrar do governo a coleta seletiva no nosso estado. Os catadores catam o lixo e levam para os galpões de reciclagem. Lá, ele é separado e classificado para depois se transformar em outros produtos. Os alimentos que sobram servem para adubo.
As indústrias devem reciclar as embalagens, pois jogadas na natureza provocam a destruição da camada de ozônio.
Conclusão: Eu aprendi que com a reciclagem ajudamos melhorar o mundo.
- Alunos: Rayner e Karyna
Aprendemos que se continuarmos desperdiçando os objetos, folhas e comida, vamos sofrer no futuro por conta do nosso desperdício.
Existem três palavras que devemos ter em nossa mente. A primeira é reutilizar, que significa reaproveitar papéis, caixas, garrafas...
A segunda é reciclar, que significa separar o papel do metal, do plástico, do vidro, do material orgânico e depois utilizar estes materiais novamente.
A terceira é reduzir, que significa diminuir o lixo que produzimos.
A coleta do lixo reciclável começou no Brasil em 1988, em Niterói – RJ, com participação dos catadores de lixo. Os responsáveis pela reciclagem é o governo e a própria população.
Nós devemos cobrar do governo a implantação e a melhoria dos serviços de coleta.
Os materiais de melhor qualidade tem melhor chance de ser reaproveitado é tem mais valor.
O aterro sanitário é o lugar para onde deve ser levado o lixo para que seja enterrado com os devidos cuidados ecológicos.
A reciclagem é como dominó: uma parte depende da outra
Gostei muito do relato das crianças. Muito interessante observar as aprendizagens dos alunos.
ResponderExcluir