LIXO: QUEM SABE MAIS, POLUI MENOS
Autor: Perpétua Aparecida Amaral
Coautores: Aparecida Marques Soares Neto
Grayce Keller Teixeira
Lázara Regina de Morais Colombaroli
Escola Municipal Professora Alice Naves Ferreira
São Sebastião do Paraíso – MG
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componentes Curriculares | Temas |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais (4º Ano) | - Ciências | - Educação Ambiental |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com o desenvolvimento do projeto, o aluno deverá perceber a importância de se tomar decisões sustentáveis num processo de ecoalfabetização, compreendendo que a sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais.
Duração das atividades
Aproximadamente 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o aluno seja capaz de buscar informações na Internet e também saibam alguns recursos do editor de textos (Writer) e de slides (Impress).
Recursos utilizados:
n computador,
n Internet,
n TV,
n datashow,
n microfone,
n filmadora,
n rádio,
n câmera digital,
n impressora,
n scanner,
n Internet,
n DVD,
n filme.
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa:
- Sensibilização:
1º Momento: Assistir ao filme Ilha das Flores
2º Momento: Os alunos realização uma visita ao lixão da cidade acompanhados por um membro da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Lá, registrarão o local com a câmera digital e/ou celular (vídeo e foto).
Retornando à sala de aula, os alunos farão uma reflexão sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos. Quais são recicláveis? Que tipo de processo cada um propões para reciclá-los? Pedir que anotem as respostas no caderno e socializem as informações. O professor deverá discutir e explicar os conceitos de reaproveitamento e reciclagem.
2ª Etapa:
Dividir os alunos em grupos e entregar cópias do poema O Bicho. Promover uma discussão sobre o poema e, no laboratório de Informática, fazer a ilustração utilizando o KolourPaint.
Propiciar aos alunos uma análise das condições de higiene do pátio da escola, entes e após o recreio, e ainda do lixo produzido por todos da escola, em todos os ambientes: cozinha, secretaria, sala dos professores...
3ª Etapa:
Apresentar no datashow os vídeos do youtube:
Este vídeo retrata na primeira parte vários ambientes poluídos com lixo e na 2ª parte como deveria ser o planeta sem tanto lixo colocado em lugar impróprio.
O vídeo conta a história de um personagem que não se preocupa em manter limpo o lugar em vive. Após ter um sonho, muda de atitude.
4ª Etapa:
Pesquisar no site www.lixo.com.br, formas de minimizar os impactos ambientais. Registrar as propostas e socializar através da “rádio escola”.
5ª Etapa:
Entrevista: Os alunos deverão, em sala de aula, elaborar perguntas que deverão ser feitas aos coletadores de lixo.
6ª Etapa:
Conscientizar a comunidade escolar da correta destinação do lixo para melhoria da qualidade de vida e do Meio ambiente. Definir quais atitudes devem/podem ser tomadas em casa e na escola. Postar no blog da escola a “mobilização” com o intuito de diminuir o impacto ambiental dos processos de consumo, despertando a consciência pela preservação.
7ª Etapa:
Propor à escola o desenvolvimento do projeto “Quem sabe mais, polui menos” mudando o comportamento de atitudes, afinal, o modelo atual de desenvolvimento é insustentável e é nossa responsabilidade integrar iniciativas conscientes às práticas cotidianas da escola.
Avaliação
Os alunos devem propor modelos de reciclagem para serem implementados na comunidade em que vivem.
A avaliação também se dará através da observação de como o lixo da escola é descartado pelos alunos e funcionários.
Durante a semana adicionamos mais dois sites interessantes no blog da nossa escola. Os dois trazem sugestões para o professor e também atividades interativas (on line) sobre o meio ambiente. Lembramos de vocês!
ResponderExcluirhttp://www.meuplanetaminhacasa.com.br/
http://www.operacaocerrado.org.br/modulos/cidade