terça-feira, 3 de maio de 2011

Reflexões iniciais: importância das TICs

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs


Nos tempos atuais, há uma insatisfação em relação aos rumos da escola. Os alunos não a vêem mais como uma porta para o sucesso e sim como algo desassociado da realidade.
É necessário mudar. As aulas tradicionais devem ser substituídas por aulas dinâmicas,desafiadoras e novas. Se as formas de aprender precisam ser revistas, as de ensinar também precisam.
Acreditamos que o professor deverá abandonar a postura autoritária do dono do saber para assumir o papel de investigador do conhecimento crítico e reflexivo. Deve buscar ser criativo,articulador e parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem.
Os professores devem ser profissionais maduros, curiosos, entusiasmados, abertos, que saibam motivar e dialogar.
A escola não é a 1ª fonte de conhecimento que o aluno adquire, portanto deve ser capaz de formar cidadãos críticos , capazes de acessar , assimilar e dar sentido à informação. Como não é possível prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar no futuro, cabe ao sistema educacional formar aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Faz-se necessário que o aluno se aproprie de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, adquirindo capacidades de :aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
Em suma, na sociedade da aprendizagem, o desafio é converter informação em conhecimento, onde alunos e professores precisam reaprender a aprender.
Como dizia Paulo Freire:”a necessidade de sermos homens e mulheres do nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação exige.”
A sociedade do conhecimento, da qual fazemos parte precisa ser transformada. Para que isso ocorra preciso, primeiramente, acreditar nessa possibilidade, desejando e investindo em novos conhecimentos e aprendizagens.

Grayce Keller e Regina Colombaroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário